Ovo

ovo

Os ovos são uma opção ao consumo de carne: prefira-os cozidos, escaldados, mexidos, ou como omelete, preparados com pouco ou nenhum óleo.

A casca é a cobertura externa do ovo, formada fundamentalmente por carbonato de cálcio. A superfície é porosa e por sua vez coberta por uma fina película mucosa. Representa entre 10 e 11 por cento do peso total do ovo.

Para o consumo, a casca deve ser lisa, sem granulações nem enrugamentos e fissuras, pois qualquer um desses defeitos indicam alguma anomalia no processo de depósito do carbonato de cálcio, e como consequência, tornam-se mais frágeis.

A debilidade da casca ou as malformações podem ter origem em carências nutritivas, doenças inflamatórias no oviduto ou idade avançada da galinha.

Dicas e conservação:
Ao comprar ovos, verificar sempre o interior das caixas para certificar-se de que não existe nenhum quebrado.

Em casa, manter os ovos na parte interna da geladeira, nunca na porta, onde há muita variação de temperatura. Não lavar os ovos antes de guardá-los para evitar a remoção da película natural que protege a casca, pois isso favorece a entrada de microrganismos. 

Lavar apenas na hora de usar, não quebrar os ovos sobre os outros ingredientes de uma receita. O correto é quebrá-los um a um em uma xícara para verificar se não há alteração e, assim, não comprometer a receita. 

Postar um comentário

Postar um comentário (0)

Postagem Anterior Próxima Postagem