Alho

O alho é uma planta de bulbo composto, eixo cheio e curto, tendo, na parte superior folhas, na parte inferior, raízes fibrosas. Ramificações aéreas com folhas alternas, lineares, verde-glaucas e munidas de uma bráctea cilíndrica esbranquiçada.
Flores, contornadas por uma grande bráctea, formam, no ápice dos ramos, uma falsa umbela. São muitas vezes entremeadas Multiplica-se em solos fofos, ricos em matéria orgânica e não subsiste em terrenos encharcados. Reproduz-se por bulbilhos a 1 ou 2 polegadas de profundidade. Deve ser colhido quando as folhas começam a ficar amareladas e secas. É costume mineiro trançarem-se as folhas formando réstias.
O alho é usado universalmente na culinária como condimento, também é usado como antigripal, vermífugo, hipotensor. Os bulbilhos amassados e cozidos na manteiga são usados nas gripes e como expectorante. Contra sinusite. Amassar 3 dentes de alho em uma colherinha de manteiga, aquecer e tomar contra “peito cheio”
O alho ainda traz grandes benefícios para saúde de um modo geral pelo simples fato de possuir ainda proteínas, minerais (Se, Ca, S, I, Si, Na, Fe), vitaminas (A, B1, B2, C, P), aminoácidos e prostaglandinas.
Pacientes que fazem uso de anticoagulantes (varfarina), ou hemostáticos, pois aumenta sua ação. No hipotireoidismo, pois pode diminuir a absorção do iodo pela tireoide. Associado à asa-fétida e à gema de ovo foi usado, em clister, para combater oxiúros. A dose de insulina pode exigir ajuste devido ao efeito hipoglicemiante do alho. Pode aumentar os efeitos dos agentes que abaixam o colesterol.
O uso abusivo do alho pode causar inflamações do estômago e úlceras e, em algumas pessoas sensíveis, erupções cutâneas. Deve ser evitado também por mulheres grávidas, pois em grande quantidade é abortivo. Não usar no hipotireoidismo. Nas hemorragias e no pré-operatório, por diminuir a agregação de plaquetas. Na refluxofagite, pelo efeito relaxante do esfíncter do esôfago.
Pode causar dermatite de contato por causa de sua ação vesicante. Se ingerido em demasia pode causar mau hálito. E seu óleo puro pode causar náuseas. É seguro usá-lo como óleo, extrato e óleo-resina.